No Parque do Carmo, em Itaquera, acontece há 35 anos anos a Festa das Cerejeiras. A tradicional árvore japonesa que produz a flor Sakura floresce apenas poucos dias por ano, entre uma e duas semanas.
A beleza das árvores sem folhas, cobertas apenas por milhares de flores cor de rosa pálido inspirou a tradição japonesa de esperar ansiosamente esse momento do ano para sentar embaixo das árvores e contemplar a sua beleza com piqueniques e festas.
A tradição ganhou até um nome específico: Hanami 花見, que significa literalmente “contemplar as flores”.
Em São Paulo a comunidade japonesa se reúne anualmente para celebrar a beleza das árvores na Festa das Cerejeiras, com culinária e atrações típicas do Japão.
Achei interessante que quando eu decidi visitar as Sakuras e participar da festa não encontrei companhia. A maior parte da pessoas que convidei (inclusive moradores da Zona Leste) acharam que o parque seria feio e perigoso por estar em Itaquera.
Decidi ir sozinha mesmo, mas no último momento um amigo resolveu me acompanhar na “viagem”. Chegando lá não ficamos decepcionados. O parque é gigante, o segundo maior de São Paulo, bem cuidado e seguro. Possui estacionamento fácil e toda a estrutura de qualquer parque normal. Além, claro das cerejeiras!
A comunidade japonesa estava presente em peso, vinda com ônibus e vans para curtir o dia. Mas não eram só eles, gente de todos os tipos e idades circulava deslumbrada pelas árvores. A cada rajada de vento uma revoada das pequenas pétalas delicadas proporcionava um espetáculo de alegrar a alma.
A feirinha gastronômica oferecia quitutes japoneses doces e salgados em grande variedade.
No sábado e domingo a programação cultural foi intensa, com tambores, danças e música. O que eu mais gostei foi das senhoras de até 90 anos dançando para celebrar a vida e a beleza das cerejeiras. Foi emocionante.
Pena que o paulistano geralmente passa a vida dentro do próprio bairro, e por medo e preconceito acaba perdendo momentos únicos como este.
A Festa das Cerejeiras de 2013 já acabou, mas as árvores ainda estão floridas por mais alguns dias. Se eu fosse você ia até lá dar uma olhada. ;)
São mais de 4 mil pés de sakura e durante os dias da Festa das Cerejeiras é oferecido transporte gratuito entre o metrô Corinthians-Itaquera e o Parque do Carmo.
Parque do Carmo
Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo
Endereço: Avenida Afonso de Sampaio e Sousa 3261, Itaquera
Olá ! Qual a época em que as cerejeiras estão floridas?
no inicio da primavera
As cerejeiras no Brasil por adaptação florescem sempre entre a última semana de julho e a 1 semana de agosto, todos os anos tirando esse de 2020 graças ao covid! a festa é no primeiro fim de semana de agosto quando a florada está no ápice.
Sério, que vc acha Itaquera um bairro perigoso, e vc mora onde, diga-me qual este bairro tão seguro em SP ou no Brasil?? rsrs
Abs!
Gostaria de saber se já tem 1 data para a floração das Sakurai em 2015? Preciso me programar pois moro em Porto Alegre e gostaria de conhecer o festival das cerejeira
Para mobile – Eventos futuros. 37ª Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo 2015. Sexta, 31 de julho de 2015 às 09:00 em UTC-03.
ola!!!!
A festa começa dia 31.07.2015 ao 12:00h e termina dia 02.08.2015 as 17:00h
Tem a programação no facebook
https://www.facebook.com/festadascerejeirasparquedocarmo
Em qual época do ano as flores se abrem assim??
No inverno!
Será que ainda ta rolando no próximo final de semana? Achei lindo e queria ver.
Para mobile – Eventos futuros. 37ª Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo 2015. Sexta, 31 de julho de 2015 às 09:00 em UTC-03.