- Quer dividir apartamento em São Paulo?
- Mapa de São Paulo: bairros e regiões
- Desvendando o Poupa Tempo
- Dicas para quem quer morar em São Paulo
- Como justificar seu voto em São Paulo
- Bilhete Único SP Trans: Normal e Estudante
- Trabalho em São Paulo: algumas dicas de ouro
- Taxi SP – como calcular a tarifa de corridas de taxi
- Como cadastrar CPF para a Nota Fiscal Paulistana
- BusFinder: aplicativo que mostra onde está seu ônibus
- Mapa de São Paulo: bairros, regiões, metrô e ônibus
- Trabalho em São Paulo: novas dicas para construir uma carreira
- Alugar casa em São Paulo – dicas para fechar o melhor negócio!
No Poupa Tempo você pode fazer documentos importantes de forma rápida e fácil (se você souber exatamente onde e quando ir). Qualquer pessoa pode usar o serviço, que é gratuito na maioria dos casos.
Esse post se divide em duas partes: informações úteis e um “causo”.
Informações:
O site diz:
O Programa Poupa Tempo disponibiliza à população mais de 400 serviços, sendo emissão de RG, Atestado de Antecedente Criminais, Carteira de Trabalho e CNH os mais solicitados. Informações sobre os serviços oferecidos, documentos, condições, prazos e taxas, podem ser obtidas através do Disque Poupatempo 0800 772 36 33 (ligação gratuita para telefones fixos), ou 0 + código da operadora + 11 2930-3650 para ligação de celulares (tarifa cobrada pela operadora), ou ainda na internet, pelo Guia de Informações sobre Serviços Públicos.
Posto Fixo da Sé
Endereço: Praça do Carmo, s/ número –Sé –São Paulo –SP (Próximo ao Metrô Sé, atrás da Igreja do Carmo).
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7:00h às 19:00h; sábado, das 7:00h às 13:00h
Para ver todos os Postos Fixos de São Paulo, acesse o a lista no site, clique aqui.
Causo Poupa Tempo
Veja como é importante se informar direitinho antes de sair fazendo as coisas por aí:
Tive que fazer uma nova carteira de trabalho porque, aparentemente, a outra caiu do caminhão de mudança em alguma das minhas mudanças (update: claro que depois que eu passei por todo o perrengue, encontrei a danada!).
Achei que era mais fácil ir no Poupa Tempo da Luz. Ledo engano.
Já no metrô, observei que a Sé vem antes da Luz, pra mim. Mas mesmo assim resolvi fazer a baldeação e seguir o meu plano original. O segundo metrô quebrou, mau sinal. Tive que descer e esperar um terceiro.
Desci na Luz e chovia, muito. Depois descobri que era o dilúvio e que metade de São Paulo estava alagada. Mas isso foi só depois, até então eu só sabia da chuva que atravessava o guarda chuva e caía na minha cabeça.
Andei por lugares sujos e feios. Parei esperando para atravessar a rua e um carro fdp respingou água até na minha cara. Aquela água limpa do chão limpo dos arredores da Luz. Atravessei furiosa no lugar errado e não tinha calçada, tive que andar um pedaço na beira de uma avenida achando que ia morrer atropelada ali mesmo.
Mas você, leitor esperto, notou que a história já tinha começado mal, não é mesmo? Ali onde eu listei os pontos fixos está destacado em amarelo: Luz – Exclusivo para RG e Atestado de Antecedentes
Eu que destaquei. Mas naquele dia eu não sabia disso. Depois de esperar na fila, com mendigos e maltrapilhos que se escondiam da chuva, fui informada que eu devia ter ido na Sé. Ah, os sinais.
Sentei um pouco pra me acalmar. A raiva era grande.
Tá bom. Voltei, pelas mesmas ruas mal pavimentadas, alagadas e sujas, suando de ódio.
Chegando na Sé, o Poupa Tempo era limpo, organizado, todo bonitinho. Bem melhor do que o da Luz.
No balcão descobri que as minhas fotos 3×4 sumiram. Tive que ir fazer novas. Isso não seria um problema: na entrada do PoupaTempo ficam uns dez rapazes que agressivamente oferecem esse serviço aos passantes. O preço oficial é dez reais por oito fotos, mas eu acabei fechando por cinco (que realmente era tudo que eu tinha na carteira).
Cheguei no boteco/fotógrafo quase junto com outra menina, morena de cabelos crespos. Nos esprememos juntas no espelho e concluímos com um suspiro que não haveria salvação para aquelas 3×4. Molhadas, suadas, sujas e descabeladas, com cara de quem perdeu tudo na enchente. Bem como deve ser uma foto 3×4. Carteira de trabalho tem que ser com cara de sofrimento, não é?
Depois que eu cheguei no balcão certo, da unidade certa, com os documentos certos, tudo se resolveu em questão de minutos. Minha senha foi chamada, uma senhorinha simpática preencheu meus dados, colou a fotinha e me desejou um bom dia.
This entry was posted in Utilidade Pública
Eu não tou conseguindo assecar minha nota paulista