O Pico do Jaraguá é o ponto mais alto de São Paulo, destacando-se da Serra da Cantareira com 1.135m de altura. Você pode subir até lá de carro pela Estrada Turística do Jaraguá, ou escalar no meio do mato a Trilha do Pai Zé, com 1.450m de extensão.
Ao chegar no topo da trilha ainda tem mais! Dá para subir uma escadaria e chegar até a antena compartilhada das TVs Globo e Bandeirantes. Lá do alto, uma vista incrível de toda a cidade.
Essa foto aqui em cima eu peguei na Wikipedia do Pico do Jaraguá, mas as próximas são todas eu que tirei, ou o meu amigo Vitor usando a minha máquina.
Agora senta que lá vem a história.
Idos de 2008, Criciúma, Santa Catarina. Eu tinha acabado de me divorciar e estava positivamente um lixo. A proximidade do meu aniversário e a perpectiva de passar a data, em pleno carnaval, sozinha, só piorava tudo. O Vitor, que já era meu amigo há anos, convidou pra vir passar aqui em São Paulo com a família dele e topei na hora. Eu só não fazia idéia de como chegar aqui sem grana.
Mas o destino ajudou e o meu pai precisava estar em Curitiba para uma reunião. Ele ia de carona com um amigo e eu decidi ir junto. Ele não deixou, mas eu fui mesmo assim. Lá peguei um ônibus para São Paulo, que aliás passou bem pertinho da casa do Vitor, na Raposo Tavares, mas eu não sabia e fui atéeee o Terminal Tietê, onde o Raul, irmão do Vitor, precisou me buscar.
E finalmente no dia 14 de fevereiro, meu aniversário, fomos o Vitor, a Tina (mãe dele) e eu subir o Pico do Jaraguá. Foi um dia incrível, que terminou com um bolo de aniversário em formato de gatinho que a Tina preparou. É muito amor! Desde lá muita coisa aconteceu para mim: vim morar em São Paulo e comecei esse blog. E para o Vitor, mais ainda: achou a mulher da vida dele, casou e teve um filho!
Vamos relembrar um dia feliz:
Não fiz mais fotos na trilha. Tinha chovido e estava muito escorregadio, então fiquei com medo de levar a câmera na mão. Vimos várias pessoas cair, e rimos bastante. Ninguém se machucou sério (eu acho).
É que eu sou do interior, acostumada a andar no mato. Lá em Criciúma a gente ia pra escola a cavalo, tinha que saltar de pedra em pedra pra atravessar o rio. Aqui tem esses paulistanos que crescem no carpete, quando chegam na natureza querem bancar o Mogli, o Menino Lobo, e nunca dá certo.
Um pai muito louco colocou o filho pequeno nos ombros e passou pela gente correndo morro acima. Ele saltou em cima de uma pedra cheia de limo e eu levei um susto: vai cair! Não deu outra, o animal caiu que nem uma jaca e por pouco o menino não se machucou sério.
Uma atração à parte são os macaquinhos que ficam perto das lanchonetes. No alto do Pico do Jaraguá você pode fazer um lanchinho, mas vai ter que dividir com eles.
Não são uns fofos? Coloquei mais fotos desse dia na galeria da nossa Fanpage doFacebook, olha lá o álbum Pico do Jaraguá, e já aproveita para dar um “curtir” :)
Como chegar no Pico do Jaraguá?
Bom, a gente pegou a Linha 7 – Rubi da CPTM até a estação Vila Clarisse e foi a pé de lá. Não sei se hoje em dia ainda é tranquilo fazer esse caminho, mas acho que sim. Levamos cantis com água e fizemos nosso lanche nos barzinhos lá no alto. Como não sei o horário de funcionamento das lanchonetes, melhor levar um biscoito pra não passar fome se estiver tudo fechado.
(Tina e Vítor, não me matem por divulgar essas fotos!)
This entry was posted in Diversão, Parque, Passeio fotográfico
Que legal! Sempre quis ir lá e é bom saber que é dá pra se divertir durante o percurso, depois de ver seu blog pretendo ir lá nesse fim de semana.
Mais uma interiorana do Sul (Paraná) em São Paulo… vamo que vamo HAHAHAH
Não sei se você já veio pra cá, mas trabalho no Instituto Butantan, qualquer coisa cola aqui para conhecer, tirar umas fotos e divulgar pra galera.
Abraços :)
Oi Carol, que legal! Eu fui apenas uma vez, há muitos anos, antes do incêndio. Faz tempo que você trabalha aí?
muito linda todas as historias das pessoas que vao vizitar o parque mais que pena que utimamente o gestou do parque esta fechando o parque antes do horario previsto por puro capricho
Menino esperto, esse Vitor…
Olá. Essa trilha que você fez foi pela estrada ou subiu a do pai Ze? (é esse mesmo o nome?!) as fotos estão show!
A trilha se chama Pai Zé mesmo.
Pingback: Conheça o Pico do Jaraguá |
Legaal !