Ontem conheci oRestaurante Totó, no Itaim Bibi, perto da Av Santo Amaro. O lugar é um charme, plantas por todos os lados e imagens do ator italiano Antonio De Curtis, o Totó (1898-1967).
Justamente por ser em uma casa com muita natureza, quando for escolher a sua mesa observe que algumas têm ar condicionado e outras estão em locais abertos, sujeitas ao clima.
As receitas são italianas, basicamente pastas e risotos, e os pratos custam partir de trinta reais. Como entrada recomendo toda crocância dos canapés de queijo brie com presunto cru:
Entre os pratos principais, um dos mais pedidos é a massa com camarões, gorgonzola e nozes. Por mais estranha que a combinação pareça, funciona. Talvez pela foto abaixo pareça que vem pouca comida, mas acredite, o prato que é grande. Mesmo com fome eu não consegui terminar.
Coelho com risoto:
Para a sobremesa eu arrisquei a Zuppa de chocolate com creme (R$14). Apesar de muito bonitinha, servida em um prato com “Totó” escrito em chocolate, não gostei. Meio seca, meio sem gosto, sei lá.
Mas, deixei para falar por último do mais importante!
O Restaurante Totó é conhecido principalmente por suas caipirinhas super elaboradas e de-li-ci-o-sas. As misturas são super interessantes, como a Cítrica, que leva limões galego, cravo e siciliano, lima-da-pérsia, mexerica e grapefruit. A preferida dos frequentadores é a Cajurica, de caju com mexerica e limão cravo:
As caipirinhas ficam em torno de quatorze reais. Mas se você quiser experimentar em casa, encontrei a receita da Cajurica:
CHEF: Alfredo Martins (barman)
Ingredientes
Suco de 1/2 mexerica
1/4 de mexerica
Suco de 1/2 limão cravo (pode ser substituído por Limão taiti de tamanho médio)
1 caju
80ml de cachaça ou vodca
Gelo
Açúcar ou adoçante a gosto
Modo de preparo
Corte o caju ao meio e já reserve quatro fatias bem finas para posterior decoração. Amasse bem o restante do caju e depois coloque a mexerica. Amasse também, mas com uma certa delicadeza, sem fazer muita pressão com o socador. Na seqüência, adicione o suco da mexerica e do limão, gelo e a bebida (Vodca ou cachaça branca). Mexa bem com uma colher para drinks até gelar bem e homogenizar a bebida. Por fim, decore com fatias bem finas de caju nas paredes internas do copo.
Obs: o ideal é que se utilize copos de 300 a 380 ml. Assim pode-se ter uma caipirinha que do começo ao fim se mantém sempre gelada sem perder o sabor.
Rendimento: 1 copo
O Restaurante Totó não faz propaganda, não tem site e nem placa na frente, mal e mal o nome escrito na porta. A propaganda é boca a boca, do pessoal que gosta e leva os amigos para conhecer. Mesmo assim, está sempre cheio.
Vai lá: Rua Dr Sodré 77, Vila Nova Conceição. Tel (11) 30451966 ou 38419067
.
[fblike style=”standard” showfaces=”false” verb=”like” font=”arial”] [twitter style=”horizontal” float=”left”] [fbshare type=”button”] [related_posts limit=”5″ image=”50″]
.
Boa noite,
Sou morador do Residencial Guillim House (R. Dr. Sodre 232) e sou cliente de vocës, sou um apaixonado pela Gastronomia.
Gostaria de saber se existe a possibilidade em fazer um estagio de caipirinha, pois na minha humilde opinião e a melhor de Sao Paulo.
Obrigado
Marcelo Vaz