Vou contar um “causo”.
Ia eu para o trabalho quando um moço me pára na rua e pergunta onde fica o Museu da Matemática. Eu disse para ele que não havia nenhum museu nos arredores da minha casa. Ele andou mais alguns metros e perguntou para outra pessoa, que apontou uma rua e disse “é ali”.
Morri de vergonha né.
Em um domingo desses resolvi entrar na tal rua e procurar o Museu. E lá estava ele! A duas quadras da minha casa.O museu pertentece ao professor Aguinaldo Prandini Ricieri, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – Departamento de Estudos Avançados em Propulsão de Foguetes. Pelo que pude averiguar, ele lecionava no Anglo, mas três anos atrás passou a prestar consultoria para a Petrobrás e não conseguiu mais se dedicar ao cursinho. Aí surgiu a idéia do Museu.
O prédio tem quatro andares, divididos em laboratórios e salas de aula. As aulas acontecem apenas nos finais de semana, e são Matemática Aplicada, módulos -2, -1, 0, 1, 2 e 3. Tive a sorte de chegar bem durante uma das palestras do prof. Aguinaldo. Ele dá apenas seis palestras por ano, e pelo que entendi, são disputadíssimas. Conversei com alguns alunos que ciculavam pelo prédio e notei que eles se pélam de medo do mestre, mas concordam que ele é um gênio. Tentei fotografar um dos laboratórios e um moço entrou em pânico com a possibilidade de o professor “não gostar” de eu tirar fotos.
Assisti um pouco da palestra sentada no chão com várias outras pessoas que não conseguiram lugar no auditório do museu. O professor demonstrava de onde vieram as fórmulas e quais as aplicações práticas da matemática que nos é empurrada goela abaixo no colégio. Realmente muito interessante. Fiquei cheteada por não ter ficado sabendo antes. Gostaria de ter chegado no início.
O Museu possui vários experimentos interativos, mas o que chama mesmo a atenção é uma particularidade: a enorme quantidade de quadros, ocupando todas as paredes livres. Retratos de matemáticos e pensadores de todas as épocas.
Fiquei altamente tentada a fazer o curso de finais de semana. Não sou muito fã do estilo professor de cursinho, com muitos gritos, frases de impacto e piadinhas, mas o conteúdo realmente faz valer a pena. Ainda estou considerando a possibilidade.
Infelizmente não lembrei de perguntar o preço, mas vou fazer isso e faço um update aqui.
Museu da Matemática
Rua Gaspar Lourenço, 64 – Metrô Ana Rosa – SP
Funciona aos sábados e domingos, mas é necessário ligar para agendar.
Telefone: (12) 3931-7281
http://www.prandiano.com.br/
[googlemap embed=”” size=”auto”]
Liguei lá para saber sobre o horário e me disseram que só abre aos sábados. Gente esse suposto museu ..É particular e talvez não estejam interessados em visitações… Não atualizam o site e deixam a gente como zero à esquerda.
Amigo, boa noite
ledo engano vá assistir uma aula que saberás o que é ser um prandiano, e aluno do Ricieri, o cara é Phoda!!!!
entrei no site e NÃO achei o horário de funcionamento!!! alguém saberia me responder????
Boa tarde !
Gostaria de saber qual horário de funcionamento para visita.
Desde ja agradeço.
Fiz o P1 que é o primeiro, fala sobre a história dos matemáticos e as aplicações desempenhadas por eles, o curso é meio caro, cada aluno desenvolsa R$ 1.500,00 e pode ser pago em 5 vezes se nao me engano. As aulas são aos sábados ou domingos e tem 6 horas de duração cada sábado. E acho que são uns 6 sábados, ou domingos.
Boa tarde!
Sabe me informar se o custo é de R$1.500,00 para cada módulo?
Obrigada!
gostaria de ter informações sobre o curso, quanto tempo de duração, local, valores e conteudo
gostaria de ter informações sobre o curso, quanto tempo de duração, local, valores e conteudo
Olá gostei muito de conhecer um pouco do que vocês fazem, gostaria de saber se dão palestras em outras áreas como física química e artes.
gostei quero ir pessoalmente e irei fé em Deus
gostei de ver nas fotos nainternet
Olá,
Gostaria de saber se o museu abre na semana e se paga para entrar.
Att,
Juliana Lopes