Esse tempinho frio e chuvoso de São Paulo é mais do que propício para um delicioso Sukiyaki. O antigo restaurante Kamiya faz a deliciosa “sopa” japonesa em cenário de filme do Tarantino.
Na chegada um delicioso clima de decadência na rua escura deixará você com um pouco de medo de entrar, mas coragem! Vai valer a pena.
Acho incrível o lugar não ter passado por nenhuma renovação desde sua inauguração, que provavelmente aconteceu nos anos 70.
Um Ban Chai para começar a noite.
E vamos ao Sukiyaki!
Escolhi a opção onde a moça prepara na sua mesa, mas você pode simplesmente pedir um pratinho pronto (não tem graça nenhuma).
Sukiyaki é um prato que os japoneses costumam comer em casa, mais ou menos como a canja para os ocidentais. Dificilmente eles vão pedir isso em um restaurante. Por isso prefiro comer esse prato em restaurantes bem caseiros, com cara de casa de vó. Vó japonesa, naturalmente.
A moça traz o aquecedorzinho e os ingredientes: carne, macarrão e um monte de coisas esquisitas.
A wikipedia explica que os ingredientes são: “carnes (bovina e/ou suína) fatiadas bem finas, verduras (acelga, couve-flor, shinkiku, moyashi, agrião, alho poró, hourenso), udon (macarrão japonês), cogumelos (shiitake e shimeji), konnyaku e ito konnyaku, kamaboku” mas como eu não conheço a maioria, não sei dizer quais a cozinheira usou no meu sukiyaki. Acho que tinha tofu e uma gelatina de peixe, mas eu prefiro nao perguntar muito.
A cozinheira usa manteiga para refogar bem a carne, depois acrescenta os outros ingredientes.
Simplesmente coloca tudo na panela e deixa cozinhar. A carne fica embaixo, legumes no meio e macarrão no topo.
Por cima de tudo é despejado uma jarra inteira de molho à base de shoyo.
Cozinha até ficar assim:
Tradicionalmente você deve quebrar um ovo na sua tigela, misturar bem e despejar o sukiyaki por cima, mas não é obrigatório.
O ovo cozinha no calor do molho.
É delicioso e esquenta muuuuito! Sempre que vou no Kamiya lembro do meu pai, que adora sopa.
Se você preferir pode ficar em uma sala reservada (precisa avisar com antecedência). No Kamiya tem um corredor escuro e assustador com várias salinhas. Perfeito para um filme de terror.
Horário de funcionamento da Sukiyaki e Sushi Kamiya
- Segunda: 11:30 a 14:30h
- Terça a sexta: 11:30 a 14:30 e 19 a 23h
- Sábados e feriados 12 a 15 e 19 a 22:30h
- Domingo: 12 a 16h
Obrigado pela dica, e ótima sugestão!!
Eu costumo passar por essa rua, apenas por gostar de fazer caminhada por essa região do Brooklin, e havia visto apenas a fachada e me perguntado se esse restaurante é bom.
Agora eu sei.