O Edifício Banespa é o terceiro prédio mais alto de São Paulo, e do mirante no alto da Torre Banespa é possível avistar a cidade inteira.
O Edifício Banespa foi inaugurado em 1947 para sediar o Banco do Estado de São Paulo, e na verdade se chama Edifício Altino Arantes, em homenagem ao primeiro presidente brasileiro do banco .
Foi por mais de uma década o edifício mais alto do Brasil e depois da sua inauguração foi considerado a maior estrutura de concreto armado do mundo.
Hoje o edifício mais alto do Brasil é o feio e desconhecido Mirante do Vale, em destaque na foto abaixo. Por ficar em um vale ele não parece ser mais alto que o Edifício Itália e Edifício Banespa, mas é.
Eu já tinha subido no Edifício Banespa anos atrás, mas resolvi voltar para fazer um post aqui para o blog. Não lembro de ter pego fila quando fui da outra vez, mas dessa em todos os dias que passei por lá a espera era de pelo menos uma hora.
Acabei aceitando e esperando. Foram quase duas horas na fila para poder subir os dois elevadores e três lances de escadas e chegar ao topo dos 35 andares, na Torre Banespa.
Ao menos a espera serve para admirar o saguão do prédio, que tem paredes de mármore de 16 metros de altura e piso de granito decorado com brasões de bronze, além de um enorme painel. Mas a atração principal do saguão é o lustre de 13 metros de altura que fica no seu centro.
Enquanto esperamos o grupo da frente terminar a visita ficamos em uma ante-sala com farias fotos e noticias antigas sobre o Edifício Banespa.
Ao chegar no topo do Edifício Banespa o tempo de permanência é apenas cinco minutos.
Confesso que é muito frustrante aguardar por horas para ser conduzida ao redor da torre como gado pelos seguranças. O espaço é muito limitado e comporta apenas cinco pessoas de cada vez.
Não tive tempo de admirar a paisagem, só consegui tirar algumas fotos rapidamente e já fomos forçados a descer.
A vista é mesmo espetacular, mas mesmo custando R$30 a visita ao Terraço Itália ainda é muito mais tranquila e prazerosa do que a visita gratuita à Torre Banespa.
Acho que vale a visita mais por o Edifício Banespa ser um símbolo da cidade, visível de praticamente qualquer lugar no centro antigo.
Ele já tinha aparecido em outro post, quando fiz um passeio pelo centrão com a minha amiga Luana:
Edifício Banespa
Horário: De segunda a sexta, das 10h às 15h
Visitação gratuita.
Oi Ana, sabe se dá pra fazer o passeio do banespão e no martinelli numa manhã? Tô montando minha programação que vou em fevereiro/2016. Abraço!
São paulo…. Sempre são paulo
Ed Itália está cobrando a visita? Última vez que fui 6 meses mais ou menos estava grátis , mais o horário era limitado a 2 horas antes do almoço e 2 horas depois , por ter aquela proteção de vidro não da pra sentir a brisa igual no banespa, outra dica é o martineli ali do lado e a visita a bovespa tudo no mesmo quarteirão
à noite é cobrado, mas parece de tarde é grátis mesmo… não tenho certeza, então é melhor ligar antes de ir!
Oi Ana! O Edifício Copan também tem visitação para ir até a cobertura. É gratuito também…já fui lá e adorei! Sem estresse e sem filas. São dois horários de visitação um pela manhã a partir das 9h e outro pela tarde a partir das 15h é só ir na portaria F e pôr o nome em um livro de registros e pronto. Sobe com um segurança…se não me engano subimos em um grupo de 10 pessoas e ficamos por 20 min! RECOMENDO!!!
Bjs.
Oi Sarah! Obrigada pela dica, vou lá conhecer!
Sou de São Paulo mas moro em Minas Gerais. Estive lá em visita, para matar saudades e me sentei diante do Banespa e chorei muito. De saudade, de humilhação… Como foi que perdemos tanto? Como pudemos ter elegido aquele ladrão que nos privou de coisas assim? Que humilhação… Triste.
Gostaria de visitá-lo também, pena que o horário de visitação não está compativel com o meu horário de trabalho, vai ter que ficar pra próxima visita à cidade, espero que seja no ano que vem. Gostei da última foto rsrs.
Eu estive lá e também fiz um post! hehehehe
Quando fui não peguei fila não, graças a Deus. Foi suuuper tranquilo.
Dá uma olhada lá ;D
Beijão!
http://www.sampafeelings.com.br/visita-a-torre-do-banespa/
Que bom! Eu tive mais sorte na primeira vez também, acho que tem algo a ver com sorte de principiante! hehehehe
Vou ver o teu post!
BEijos!