Olá pessoal! Hoje apresento para vocês o Alejandro Rubaja. Ele é argentino e morador de São Paulo, apaixonado pela cidade como eu. O Alejandro é um grande entendido de vinhos e tem um blog sobre vinhos e gatronomia, o Enogastrogringo. A partir de agora vocês encontrarão participações especiais dele aqui no blog. :)
*************
Quero agradecer imensamente a Ana o convite e esta possibilidade de comunicação com os apreciadores do vinho. Espero conseguir ajudá-los com dicas bacanas, informação útil e novos descobrimentos.
As melhores lojas para comprar vinho em Sampa
Dicas para iniciantes:
O universo de opções é grande na hora de comprar vinho, e nem sempre o importador direto é a melhor. Nas lojas abertas ao publico destas importadoras os preços do varejo acabam sendo os mesmos, ou até mais caros, que em lojas especializadas ou supermercados, e a razão é simples: o volume de compra.
Esse volume permite a estas lojas e grandes redes obter um preço de atacado, bonificações em garrafas e prazos de pagamento, entre outros benefícios… resultado: melhores propostas para os clientes.
Mas isso não significa necessariamente que os super sejam sempre a melhor opção. Tenho visto vinhos nos supermercados 60% mais caros que em lojas, assim como promoções bacanas com preços imbatíveis.
A ideia para um consumidor médio, aquele que gosta de comprar vinho, mas não esta disposto a pagar qualquer preço por ele, é vasculhar, pesquisar, checar online mesmo dentro de um supermercado ou loja, os valores em outras… caso contrario, se despreocupe e compre na Grand Cru ou no Santa Luzia, mas não esqueça de tirar a faca das costas na saída.
A minha lista é curta, fiquem a vontade para apontar outros nomes e engrossar ela:
Loja Rei dos Whiskys e Vinhos
Com duas lojas em Moema e uma em Tremembé, esta loja oferece boa variedade e bons preços:
Os argentinos Argento Malbec e o Santa Julia Reserva Malbec saem por 21 e 37 reais respectivamente, os chilenos Casillero del Diablo Reserva Cabernet Sauvignon por 31 ou o Cousino Macul Merlot por 34, entre os tintos econômicos.
Para falar em brancos, o Torrontes argentino Callia é super refrescante neste calor senegalês de São Paulo, e sai por menos de 27.
Na gama média o chileno Ramirana Carmenere Reserva e o português Meia Pipa estão num bom preço: 49,90.
Casa Vidigal
Perto da saidinha da estação Sumaré, na Oscar Freire, aparece esta interessante loja atendida pelo próprio dono, Miguel Vidigal.
O espanhol Caforalis 2011, 100% Tempranillo, está a honestos 48 reais, já na gama media alta o Tikal Patriota (um corte de 60 % Malbec e 40 Bonarda), do winemaker Ernesto Catena, é oferecido a atrativos 90.
África do Sul pela tipicidade do seu solo oferece bons Syrah… um bom exponente é o Porcupine Ridge 2010, que com oito messes barricado em carvalho francês está no ponto para ser bebido, se dispor de 85 pratas.
Beale Bebidas
Na Alameda Jaú, quase esquina com a Augusta (Jardins), se encontra esta casa com bom sortido e preços não exagerados.
Olhando atentamente é possível achar alguns rótulos com preços atraentes, como é o caso doSauvignon Blanc chileno Casas del Toqui 2013, que por 26 reais entrega cítricos, frutas tropicais e minerais em doses pequenas; vinho simples que aporta tudo o que a vinícola se propôs com ele: ser um vinho frutado e refrescante.
Na gama meia o argentino (da Província de San Juan) Finca Las Moras Black Label Shyraz 2008, que passa 15 meses em barricas de carvalho + 6 em garrafa antes de sair ao mercado, pode ser o destaque e a surpresa do seu próximo churrasco, caso invista 64 reais.
Eles também possuem uma segunda loja no centro, perto da estação República.
Empório Frei Caneca
Localizado no último andar do Shopping, oferece boa variedade, um salão aconchegante e bons preços (vasculhando bem) como é o caso do argentino Salentein Reserva Malbec, a 55 reais (no Pão de Açúcar já vi ele a 89,90).
Supermercados Mambo
Boa quantidade e qualidade em vinhos, ao menos na loja da Vila Madalena, que visitei, o Salentein Reserva Malbec (vinhaço!) mencionado acima está no mesmo preço (55 reais), e o português Tapada de Fidalgo Reserva, nos 70 reais.
Supermercado Carrefour
Pouca variedade pelo tamanho do super, mas acostumam ter bons preços para quem quer comprar vinho chileno. Particularmente gosto muito pela relação preço / qualidade (RPQ) dos Misiones do Rengo no varietal Carmenere, a uva insígnia do país.
Tanto a linha básica quanto o Reserva são boas dicas, assim como o Sauvignon Blanc deles, este ultimo nos 27 reais.
Alejandro Rubaja
Argentino, futebolista frustrado, moro em São Paulo ha 7 anos, Administrador de empresas, observador nato.
Amante da boa gastronomia, do turismo e do gigante e mágico mundo dos vinhos, a minha verdadeira paixão.
Pouco consumista, calculista, anti seguidor de tendências.
Enogastrogringo
Bons lugares de comprar vinho, mas tem um lugar excelente de comprar vinhos bons e barato, sou cliente de muitos anos do sacolao higienopolis, eles tem preço justo.
Olá
Estou montando uma agenda para São Paulo com intuito de visitar as boas casas que comercializam vinhos. Somos produtores/importadores dos vinhos Hedoné Lauri Viana da região Agrelo, Mendoza Argentina. Agradeço algumas dicas.
Abraços a todos.
Pessoal, sou novo vendedor na importadora Grand Cru na Rua Bela Cintra, 1799. Para novos cliente vou fazer preço especial. Espero por vocês! Bruno Paim
Oi Ana, Aqui é Mauricio, sou apreciador de vinhos e gostei de seu post, porém para quem é da cidade e conhece alguns lugares, ficaram de fora alguns lugares muito importantes em uma lista como esta, como por exemplo: Casa Flora (próximo ao Mercado Municipal), A Beale Bebidas (Próximo ao Largo do Arouche), Adega Central (Na rua 07 de Abril), dentre tantas outras. Longe de criticar sua lista e suas escolhas, estou apenas ajudando a incrementar com locais de excelência, onde poderá encontrar diversos rótulos com um ótimo custo/benefício.
Abraços.
Oi Maurício, obrigada pelas dicas, vou conferir! :)
Esse site é da Banca do Ramon, melhores Vinhos só encontro lá: https://www.bancadoramon.com.br/bebidas/vinhos
Na Banca do Ramon, mercado municipal de SP, são tops e enviam para todo o Brasil! Amo desde do vinho mais barato até os mais caros e os melhores eles tem! =)
Oi gente que fala de paris de nova york de italia etc..
Desculpa mas nao estou interessado onde tomou o vinho e sim se ele é bom e se acompania era agradavel isso sim importa .
Mas vamos la deixando esta papagaiadpade lado e nao sendo ( aspero demais ) alguem aqui poderia me indicar um vinho para dar de natal a um amigo que gosto muito e no valor compativel com a realidade do pais .(digo a minha realidade classe c) se for nesta loja do. Alejandro mejor pq me parecio um capo recopado . mira sujiro que sea hasta 60 reales y ya esta. Nao e pelo amigo e sim pelas condicoes ! ( como dice los argentinos me entendes ?
Oi Marcelo
Recomendo um vinho brasileiro ou chileno. Você encontra boa qualidade nessa faixa de preço.
Olá Alejandro
Quais vinhos você indicaria para um iniciante?
Pessoal por favor eu preciso encontrar um vinho
NOBRE COLHEITA
2013
Vinho verde e já estou procurando a 1 ano e não encontro tomei uma vez em Portugal alguém sabe onde eu poderia encontrá-lo qui em sp ?
Oi Alejandro,
Parabéns pelo texto ! Aproveito para deixar uma dica aos paulistanos que se interessam por vinho e gastronomia, quem passar por Paris faça um tour gastronômico :
http://www.saboreandoparis.com
abs
Post muito bacana! Já experimentou o Empório Mercantil em Pinheiros?
Obrigado Murilo! …Não fui ainda, mas já fiquei curioso e vou dar um pulo para conhece – lo
No site deles aparecem interessantes o Alamos (primeira linha da Catena, o vinho mais importado da vinícola no mundo) a 40 reais, mas sempre checar a safra, vinho que passa não mais de 9 messes barricado não é eterno.
O chileno Perez Cruz reserva Cabernet Sauvignon a 51 contos é outra boa opção.