O Eataly é uma rede italiana de “centros gastronômicos”, onde os visitantes podem comprar itens de luxo da culinária italiana, comer alimentos preparados na hora e aprender sobre gastronomia em aulas e cursos.
Já fazia tempo que eu tinha curiosidade de visitar, mas não me animava por causa da fama que o local tem de ser caro e atrair o fino da boçalidade paulistana (aquelas pessoas que se acham especiais por terem dinheiro). Mas eu acabei errando o dia da minha consulta no dentista e estava ali pertinho, então fui ver qual é.
Como eu não esperava nada, até que achei o local simpático. É espaçoso, tem três andares e uma boa variedade de produtos.
Além de alimentos e bebidas você também pode comprar livros, utensílios de cozinha e itens de higiene e beleza, tudo originário da Itália.
A loja estava decorada para a Páscoa e tinha um festival do chocolate acontecendo. Tudo super apetitoso, mas caro. Achei as barraquinhas em estilo de feira simpáticas. Elas também ajudam a proteger os alimentos frescos da luz natural dos dias quentes.
Veja imagens da loja na galeria abaixo, clique nas imagens para ampliar:
O espectro de preços é bem amplo. O site do Eataly diz que a rede italiana tem 29 lojas espalhadas pelo mundo, em lugares como Japão, Dubai e EUA, e que o objetivo é receber bem todos os tipo de pessoas, “todos mesmo”. Em uma olhada rápida pelos vinhos, encontrei opções de 44 a 2.300 reais, o que demonstra bem a variedade de pessoas que frequentam o local.
O principal restaurante da casa é o Brace, no último andar, especializado em todos os tipos de carnes grelhadas.
Além do chopp de marcas italianas, a brasileira Paulistânea tem um espaço reservado para produção de cerveja e degustação.
As outras opções de alimentação são divididas entre mini restaurantes temáticos espalhados por todos os andares, cada um especializado em um tipo de carne, massa ou pizza (eleita a melhor pizza de São Paulo pela revista Veja). As mesas ficam espalhadas entre as prateleiras de produtos da loja. Esses restaurantes oferecem sempre um combo chamado Pranzo Veloce: prato do dia + vinho + sobremesa por 44 reais.
Resolvi experimentar o combo de peixe, que era um crostini de atum salteado com legumes e molho de laranja. Estava uma delícia, gostei muito. Adorei o ponto, bem mal passado, como tem que ser. Eu comi com tanto gosto que o as pessoas do meu lado resolveram pedir um também!
Estava satisfeita com a experiência, até a hora de ir embora. Quando cheguei no caixa, a atendente, de uns 18 anos, estava chorando. Perguntei o que houve e ela começou a soluçar tanto que não deu nem para entender direito, só sei que o cliente antes de mim humilhou ela. A supervisora teve que vir fazer o meu atendimento e a menina foi para o banheiro. O cara teve sorte de já ter saído quando a menina contou a história, senão eu teria ido tirar satisfações com ele.
Aí estava uma demonstração de por que as pessoas têm tanto preconceito com o Eataly. Nem é culpa da loja, infelizmente ela foi escolhida por esse tipo de pessoa e quem vai lá tem que estar preparado para esbarrar com essas figuras.
Eataly
Endereço: Av. Pres.Juscelino Kubitschek, 1489 – São Paulo
Telefone: +55 11 3279-3300
Horário: de domingo a quinta das 8h ás 23h, sexta e sábado das 8h ás 24h.
This entry was posted in Comida e bebida, Compras, Luxo
Adorei a dica! Irei lá com meu marido na próxima vez que for a São Paulo.