A Vila Zelina é o bairro dos imigrantes lituanos em São Paulo. Eu não sabia disso até recentemente, quando uma das minhas primas na Lituânia comentou comigo que São Paulo tem um bairro lituano e perguntou se eu já tinha visitado.
Achei que ela estava confusa, mas depois de uma pesquisa rápida descobri um bairro inteiro que eu ainda não conhecia em São Paulo!
Aprendi que em 1890 as 25 primeiras famílias lituanas chegaram a São Paulo e em 1930 essa era a maior colônia de lituanos fora da Lituânia.
A Vila Zelina começou a se formar quando foi construída a igreja católica romana pelo padre Benediktas Sugintas, a igreja São José de Vila Zelina. Os imigrantes adquiriram os lotes de terra próximos ao local, que até hoje oferece missas rezadas em lituano.
Os artesãos da Vila Zelina organizaram uma Feira de Páscoa, mostrando um pouco da tradição dos seus antepassados.
A artesã Janete Zizas mostra a arte dos ovos Margučiai no estilo lituano. Essa tradição de páscoa nasceu com a delicada pintura em cascas de ovos. Vários países do leste europeu também fazem esse tipo de pintura, cada um com a sua técnica e estilo, geralmente com o nome de pysanki. O ovo é cuidadosamente furado na base e o seu conteúdo é extraído. A casca é cuidadosamente limpa e preparada para ser pintada.
Como alternativa também são pintados ovos de madeira, que são muito mais resistentes e adequados para serem manipulados por crianças. Janete conta que recebe muitos turistas que apreciam a arte mas sempre pedem temas brasileiros. Por isso ela criou ovos com desenhos de animais do Brasil.
Janete também usou os mini ovos de madeira para fazer chaveiros, sucesso absoluto de vendas. Quando eu cheguei na Vila Zelina, dos 80 chaveiros produzidos restavam apenas dois.
Clique nas fotos para ampliar.
Fiquei muito impressionada com o trabalho dos artesãos Paulo Wissinievski e Klaudijus Kupstas, que utilizam técnicas únicas e extremamente trabalhosas.
Klaudijus é a única pessoa que faz os tradicionais cintos de faixa no Brasil, chamados de Juostos na Lituânia. Os fios são trançados à mão e uma única faixa leva em média três dias de trabalho para ficar pronta. Além disso ele também dá aulas de língua lituana. Aprendi com ele que o lituano é mais antigo do que o grego e o latim!
Ele também produz os ovos Margučiai em estilo bem tradicional lituano de tingimento, veja mais sobre esta arte na página Margučiai – Ovos decorados lituanos no Facebook. E sobre a produção das lindas faixas em na página Faixas Lituanas – Tautines Juostos.
Já Paulo Wissinievski preserva a tradição da machetaria em madeira e metal. Ele faz a tradicional cruz lituana, cheia de detalhes, mas também faz caixas, enfeites e até um “porta faixa” que guarda as faixas produzidas por Klaudijus.
Os ovos de páscoa produzidos por Paulo em madeira têm decoração tanto russa quanto lituana. Ele gosta de fazer ovos maiores, como se fossem ovos de avestruz. Conheça mais sobre o trabalho dele na página Vysnia Madeira Metal no Facebook.
Além de sabores tradicionais a feira também trouxe biscoitos decorados para a páscoa:
Adorei a visita! Quero voltar muitas vezes para aprender mais sobre essa região super interessante que é a Vila Zelina!
Vila Zelina
Endereço da paróquia: Avenida Zelina, 878
This entry was posted in Cultura