O restaurante grego Acrópoles talvez seja O melhor de São Paulo. Com uma comida perfeitamente temperada e muito azeite de oliva, cada refeição é uma dose de alegria de viver! :)
Hoje eu estava meio de bode e resolvi passear um pouco.
Com o dia triste e nublado, sabia que não seria muito fácil convencer minha truta Ana Carol a sair de casa. Enquanto tentava persuadi-la a ir até a rua José Paulino lembrei que ela tinha falado que queria conhecer um restaurante grego por lá. E foi pela barriga que eu peguei a danada.
A Ana tinha escutado no rádio sobre o Acrópole, e fez a maior propaganda dele pra mim meses atrás. Fomos sem nem saber se ele estaria aberto. As lojas do Bom Retiro estavam todas fechadas e desconfiamos que o passeio seria um fiasco.
Mas, ao chegarmos ao pequeno restaurante com pinta de boteco (versão grega do Jaber!) senti firmeza.
Logo o seu Trasso, dono do lugar, veio nos atender. Ele andava atarefado por entre as mesas e era difícil conseguir sua atenção. Quando ele parou um pouco, explicamos que era nossa primeira vez ali e enchemos o velhinho simpático de perguntas.
Seu Trasso é grego, na verdade se chama Trassyvoulos Georgios Petrakis e tem 95 anos!
Ele inaugurou este restaurante em 1959 e até hoje ajuda no atendimendo das mesas.
Vimos ele servir uma espécie de antepasto para a mesa ao nosso lado e já pedimos um igual. Seu Trasso trouxe um pratinho que só de olhar e sentir o cheiro já quase caímos da cadeira. Aí ele ainda pegou uma jarra de azeite de oliva grego e despejou por cima como se não houvesse amanha!
Olha isso!!!!!
Purê de batata com alho, pasta de berinjela, creme de pepino ralado com erva doce, cebolinha, azeitonas boiando no azeite e, ao centro, polvo temperado.
Baba, beibe.
Esse pratinho nos atingiu de uma maneira que é até diícil explicar.
Dizer que estava simplesmente maravilhoso nem começa a descrever. Fomos arrebatadas pelos sabores marcantes. Eu, que nao como nada com tentáculos, comi o polvo.
Na rua o dia branco e a chuva caindo, mas ali estávamos nós duas lembrando que a vida vale a pena e que novas alegrias estão escondidas onde menos se espera. Foi assim intenso.
Depois de comermos até a última azeitoninha e enfiarmos todo o pão naquele azeite indecente, era hora do almoço.
No Acrópoles você precisa ir com seu prato até a cozinha e escolher o que quer comer direto da panela. As especialidades da casa são: ensopado de polvo, lula recheada, carneiro assado, vitela e torta de berinjela com carne moída, a famosa Moussaka.
Pedi para o Seu Trasso escolher para a gente. Ele sugeriu a Moussaka de carne. A Ana Carol quis polemizar e pediu para ser a de espinafre. Seu Trasso trouxe a de espinafre, mas nos fez prometer que voltaríamos para a de carne (não precisava nem pedir!).
Pegamos uma porção e dividimos, porque depois do antepasto já não tinha muito espaço.
Mesmo em duas tivemos que remar para conseguir vencer a Mussaka, que parece uma lasanha de batata, berinjela e espinafre, com muito tempeiro.
Eu fiquei tão doidona de felicidade culinária que chamei o Seu Trasso de Seu Moussaka. A Ana quase engasgou quando ouviu e ficamos lá, rindo histericamente.
Ainda tinha várias sobremesas típicas maravilhosas, mas não tivemos condição nenhuma de experimentar. Ficou para a próxima vez.
O Restaurante Grego Acrópoles abre segunda a domingo: 6h30 às 23h.
Cada uma gastou R$34 pela entrada, pães, Mussaka e sucos.
Até hoje eu tinha como lema pessoal sempre ir para a Zé Paulino de barriga cheia, porque lá não tinha nada bom para comer. A partir de hoje já vi que vou começar a ir com mais frequencia ao Acrópoles do que comprar roupas na ZéPa. Nesse momento estou considerando o Acrópoles o melhor restaurante de São Paulo.
Que legal ver minha amiga Ana Carol na foto <3 saudade de voce Carol… apareça… vamos nos ver!!
Oi Ana, vou te dar mais duas dicas de onde comer na região da José Paulino:
Falafel da Malka na José Paulino, 345 loja 21
e Beni Café na Rua Lubavitch (COMA O BOLO DE CENOURA COM BRIGADEIRO, É MARAVILHOSO!!!)
O Bom Retiro está mudando, tem muitos cafés charmosos (de coreanos) e restaurantes novos. Vale a pena visitar
Ah, na Rua Prates abriu uma sorveteria que faz sorvete de neve, não é precisamente delicioso, mas tem que conhecer.
Uau, ótimas dicas! Tenho que ir lá provar tudo isso! :) Tenho conhecido alguns restaurantes novos por lá também, mas acabei não postando nenhum ainda! Obrigada
Eu cresci na rua da graça, numa vilinha quase em frente ao restaurante Acropolis. Seu Trasso sempre foi aquela figurinha simpática, a vida toda. Fui algumas vezes comer lá, em momentos especiais, sempre achei a comida fantástica. Ele trabalhava diariamente, sempre bem disposto, um referencia no Bom Retiro. Sinto muito em dizer, mas ele faleceu há cerca de um mês. Mas tristeza maior é que saber que o restaurante está fechando… :-(
Nossa, não sabia de nada disso! Que tristeza, o seu Trasso viveu tão ativamente, trazendo alegria para todos. Não consigo acreditar que o restaurante vai fechar, sempre fez tanto sucesso! :(
O Sr. Trasso faleceu, realmente uma lástima.
Mas o restaurante continua lá, Agora comandado pela filha do Sr. Trasso.
Conheci o senhor Trassyvoulos há uns 33 anos.
Na verdade a transliteração de seu nome não é com T .
É com theta, aquele O com um corte horizontal no meio.
É o th inglês.
Parece o som de D brasileiro.
Eu estava levando um refugiado político grego cujo nome não direi, para ouvir e ver seu idioma.
Bom, meu amigo refugiado tinha acabado de chegar ao Brasil, apavorado com a perseguição do Andréas Papandréos , oligarca grego .
Meu amigo S.N. viveu mais de um ano em minha casa em São Paulo.
Durante os anos 70 vivi na Suiça e eu fazia visitas constantes à Grécia por afinidade cultural e emocional.
Senhor Thrassyvoulos perdeu um olho durante a segunda guerra mundial em atos de heroísmo contra nazistas.
Explicou o que fazia para detonar comboios alemães com soldados quase nunca alemães.
Bom, ficamos amigos, meu amigo S.N. , kirios Thrassyvoulos , e eu.
kirios Tjrassyvoulos conseguia fabricar seu próprio OUZO !
Senhor / kirios Thrassyvoulos tem muita coisa para contar, poderia talvez dar entrevista em televisão ou internet.
Ele é de ouro.
Que Deus o tenha, vivo se possível !
Olá Roberto! Obrigada por dividir esta história com a gente, fiquei impressionada. :)
Sim existe e anda êh delicioso.
Resumo da experiência: PÉSSIMA. Fomos super mal atendidos (como nunca havíamos sido antes em qualquer outro restaurante, nesse quesito, estão de parabéns). Tudo é feito para você não perguntar o preço, não há cardápio e quando questionamos tudo se passa como se eles não entendessem as questões; calculadamente confuso para transformar-se numa conta absurda no fim. A comida é regular, qq outro restaurante da cidade (qualquer mesmo) é capaz de servir algo daquele tipo. Ideal para aqueles q se deixam levar (como nós) pelas ladainhas dos críticos de que lá é um lugar bom, cult, tradicional e que tem um ancião grego simpático (!) pronto pra servir. Sinceramente amigx: NÃO VÁ.
Que? não mesmo! então isso foi só com você, porque quando fui ao Acropolis fui super bem atendido e o senhor Thrassyvoulos é um homem extremamente gentil, assim como todos os gregos. A comida é maravilhosa.
ainda existe esse lugar??????
OPa!
Existe sim! Pode ir eu eu garanto! :)
Opa…não conhecía este grego…agora apos de ver as fotos mal posso esperar!
bom blog, o qual ttambém não conhecia!
Se quiser prestigiar o meu, humilde, enogastrogringo.blogspot.com.br está mais do que convidada.
Obrigada, alejandro! Espero que você goste! Vou visitar o seu blog :)
Olá, você sabe informar as formas de pagamento desse restuarante?
bjinhus
obrigada
eles aceitam cartões e dinheiro, normal. :)
Mais uma vez parabéns, encontrei seu site a 1 hora e já li vários posts .. vou ver se vou a capital esse final de semana. Quero conhecer alguns novos pontos da metropole.
Que bom que você está gostando!
Espero que a sua visita fiquei mais divertida com as minhas dicas :)
Olá, parabens por tudo que li ate agora no blog, mais essa do Acropole foi Fantastica. fui a SP em 2009 e fiquei 2 meses desbravando a cidade, vou voltar agora com a namorada e minha filha de 8 meses, quero conheçer diversos lugares que li você escrevendo e suas dicas. Quero saber se você tem pronto um roteiro de 2 semanas ? ou algum roteiro pra quem sai da Aclimação. Qualquer novidade ou qualquer ajuda é bem vinda, conheço alguns cantinhos de SP que adorei da ultima vez que eu fui, mais adoraria conheçer tantos outros com as meninas. Um abraço e até breve.
Oi Manoel, que bom que você gostou da dica, esse restaurante é imperdivel!
Não tenho um roteiro pronto, mas recomendo que voce separe as dicas que gostar mais de acordo com a localização.
Perto da aclimação tem o Veloso e a rua Joaquim Távora, que valem a visita:
http://saopauloparainiciantes.com.br/2011/06/veloso-o-bar-da-coxinha-e-da-caipirinha-2.html
http://saopauloparainiciantes.com.br/2012/03/a-rua-joaquim-tavora-e-seus-barzinhos.html
Pingback: Restaurante Acrópoles, que delícia
Esse restaurante é divino! Adoro comer lá!
Sério, todo mundo vai pra lá (Zé Paulino) com o mesmo pensamento “Deixa eu tomar um café bem reforçado e levar um lanchinho na bolsa”… A primeira vez que fui não dei nada por ele, até almoçar!
O risoto de frutos do mar é divino!! Recomendo!
Não sei se vcs já foram, mas recomendo também o restaurante do MASP (buffet divino) e uma merceariazinha na rua de trás ao Center 3… Essa mercearia vc não dá nada mesmo… mas experimente os sanduíches com frios (adoro o de queijo estepe e peito de peru)… os frios são fatiados na hora por um dos donos portugueses! ;) Rua Luís Coelho, 128… se chama Casa Garcia!
Adoro o site! Ótimo pra quem não é de SP e também pra quem é ;)
bjs
Otimas dicas, Vanessa!!
O restaurante do Masp eu conheço e estou devendo um post há tempos, é realmente muito legal.
Essa mercearia eu não conheço, vou lá conferir!
Obrigada!
Abraços!!
Parabéns pelo site. Acompanho-te sempre, e cada vez que postas estes lugarezinhos que ninguém dá crédito, e que na verdade são ótimos, eu fico mais com vontade de me embrenhar nesta selva de pedra. Cara, que legal, com 95 anos e ainda atende os clientes. Um dia hei de visitar estes lugares que indicas. Parabéns.
Oi Andre
Sao Paulo é fantástica e tem várias pérolas escondidas… a minha grande diversão é mostrar tudo para vocês. :D Que bom que tu gostou, me conta o que achou quando for la conhecer o Acropoles!