Fui com os meus tios na Castelões, que começou como confeitaria em 1904 e em 1924 virou cantina e pizzaria. Entrando no lugar, bem no coração do bairro italiano do Brás, fica fácil acreditar na tradição da casa.
A cantina conta sua história nas coleções de fotografias, garrafas antigas de licores e azeites e nos quadros que enfeitam as paredes. O cardápio é tradicional como as tolhas das mesas, em devido xadrez, e como a mesa de anitpasti italianos.
A pizza é ótima, mas as estrelas da noite foram as sobremesas. Um Cannoli (nada mais mafioso… “Leave the gun. Take the cannoli”) recheado com creme de baunilha, chocolate e ricota doce que emocionou o meu tio, o senhor de gravata na primeira foto. O sabor da ricota trouxe recordações da avó italiana, e ele ficou alguns momentos perdido em lembranças da infância.
Depois, uma Sacrapantina, tipo um pão de ló embebido em licor, servido com calda de frutas vermelhas e chantilly. De babar.
No fim da sobremesa o dono do lugar, Fábio Donato, de 37 anos, terceira geração no negócio, veio nos cumprimentar. Recebeu os nossos elogios efusivos e confessou que é ele mesmo que prepara as sobremesas e alguns pratos, quando não está exercendo a advocacia.
Entre milhares de dicas sobre São Paulo e curiosidades sobre a Cantina, o Fábio me contou que a receita dessa Sacrapantina que eu comi tem mais de 130 anos, e que ele não preparava o cannoli até poucos anos atrás. Começou quando o pai, acamado, falava muito da saudade do cannoli doce que costumava comer quando jovem. Ele então buscou desesperadamente receitas, e conseguiu, através de amigos no Brasil e na Itália, satisfazer a vontade do pai de comer de novo a sua sobremesa favorita.
História linda, e bem italiana, não é mesmo?
Meu tio ainda comentou: “Temos que frequentar lugares como esse enquanto podemos. Eles estão desaparecendo”. É verdade. Para quem gosta de comida e de histórias, o Castelões é imperdível.
O preço das pizzas varia entre 30 e 45 reais, o Cannoli é 12 e a Sacrapantina é 10 reais.
As opções de pastas parecem incríveis, com certeza voltarei lá para experimentar.
Rua Jairo Góes, 126, Brás 3229-0542