Queria conversar um pouco com vocês sobre os haters, sobre o ódio que as pessoas espalham pela internet.
Eu trabalho com internet desde o começo da minha vida profissional, mas juro que nunca vou entender os famosos “haters”, as pessoas que odeiam por odiar, sem nem saber direito o que está acontecendo.
Eu escrevo esse blog há dez anos, e sempre que vou aprovar os novos comentários acabo ficando um pouco chateada.
Ultimamente não tenho escrito com muita frequência, mas alguns posts antigos ainda recebem comentários diariamente.
Claro que muitos comentários são positivos, tem gente que gosta, que agradece e elogia, que ajuda a melhorar e corrigir quando encontra algum erro ou complementa com novas informações. Mas tem uma quantidade de gente tão grande que comenta com ódio quando não gosta de um post, não entende o que eu escrevi, não gosta às vezes de uma única palavra que eu usei e aproveita para descontar aqui toda a sua frustração com a vida.
Já fui xingada de tudo aqui. É fogo você passar dez anos produzindo conteúdo, tentando fazer posts legais, tratando fotos, pesquisando informações, querendo fazer algo legal, e em troca receber tanta violência. Ou são posts que são roubados e publicados em outros blogs sem nenhum link para cá, ou são comentários que me mandam ir embora de SP, me chamam de burra, de imbecil… até de “nordestina” já me chamaram tentando me ofender. Isso é uma coisa que lá no Sul do Brasil eu nunca tinha visto, usar “baiano” como ofensa, ou “nordestino”. Como se esses estados tivessem algum problema muito grave e que São Paulo fosse o melhor lugar do mundo.
Aí quando as pessoas descobrem que eu sou do Sul as ofensas vão para “ai ela se acha”, “elitista”, etc. Gente que não me conhece, não sabe nada da minha vida, já passa na hora uma avaliação do meu caráter e do meu blog porque caiu aqui um dia e não gostou do texto que leu.
E sim, eu sei que esse texto é só mimimi e que estar presente na internet é estar sujeita a esse tipo de abordagem, mas depois de dez anos de blog acho que eu mereço um pouco de moral para poder fazer esse texto e dizer:
Se você é jovem, tem 11, 12, 13 anos e está começando a achar legal brigar na internet, ofender as pessoas, se isso faz você se sentir adulto e poderoso, saiba que ser educado, equilibrado e justo é muito mais legal. Aprenda a tratar os outros com amor e a tornar o mundo melhor, um dia você vai entender que esse é o caminho.
Se você já é adulto e ainda não entendeu, se você acha que pode tratar as pessoas como quiser e que é ok descontar aqui na internet todas as frustrações da sua vida, entenda que você está muito errado. Cresça, evolua, aprenda a debater sem baixar o nível, a discordar sem ofender, e você vai se tornar um ser humano melhor, vai melhorar a sua qualidade de vida.
Eu não costumo apagar os comentários de ódio, até porque eu acho que essas pessoas precisam ler o que escreveram para, quem sabe, se darem conta do papel ridículo que estão fazendo.
Mas hoje eu cansei, não tenho mais paciência, tive vontade de tirar todos os comentários, de deixar vazio, porque eu estou ficando sem paciência. Mas aí aparece uma pessoa super legal, que escreve um comentário bacana que aquece o meu coração e aí eu decido aguentar mais um pouquinho e continuar mais um pouquinho por aqui.
Obrigada a todos vocês que visitam esse blog, mesmo quem não comenta, saiba que a sua visita me deixa muito feliz!
Você é, com muitos outros são, um presente que não esperamos, fora da data de aniversário ou alguma data comemorativa.
Continue assim, escrevendo sempre, como a primeira vez.
Sara
Oi Ana. Não conhecia seu blog. O descobri a pouco dias assim como seu canal no Youtube. Gosto muito de suas publicações e os vídeos de seu canal são fantásticos. Obrigada por compartilhar seu conhecimentos. Sou sua fã. Beijos.
Oi Rose, muito obrigada!
que coisa chata… não costumo comentar em nenhum site, mas desta vez quero manifestar a minha gratidão por você compartilhar a sua experiência aqui, para qualquer pessoa.
Não pare! Filtre o que você receber. Tem criadores ótimos que passam por isso também.
Obrigada, Patrícia! Desculpe pelo desabafo, já passou o desânimo e estou novamente pronta para produzir! :)
Acompanho esse blog há anos, sou do Sul e São Paulo me desperta curiosidades que consegues transmitir;
Te dou meu super parabéns e obrigada por segurar essa barra toda.
Muito obrigada! :)))